Sobre a Comissão

A Comissão de Educação Patrimonial, formada por representantes do Iphan, da Fundação Energia e Saneamento, do Instituto Criar de Cinema e TV, do Arquivo Municipal Washington Luís, da Pinacoteca do Estado de São Paulo, do Colégio de Santa Inês,da CDL Bom Retiro, do Escritório de Inclusão Social-Bom Retiro/Projeto "Nós do Centro", da Fundação Orsa e do Movimento Humanista, está produzindo o Mapa Multicultural do Bom Retiro e de seu Entorno. Para que isso ocorra, a participação dos moradores e freqüentadores da região na escolha das principais expressões de multiculturalismo desta região é essencial.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

O Mapa Multicultural Bom Retiro e Seus Vizinhos

Os ingleses da estrada de ferro; os italianos e suas casas operárias; os judeus oriundos da Lituânia, Rússia e Polônia; os gregos e armênios; os coreanos e suas confecções; os bolivianos, paraguaios, chilenos, peruanos e demais povos latino-americanos, além dos brasileiros vindos de tantas partes do país; todos eles, imigrantes e migrantes, com suas variadas bagagens culturais foram e são imprescindíveis na construção da história da região do Bom Retiro.

E essas manifestações tornam o Bom Retiro um ótimo exemplo do multiculturalismo da cidade.

O multiculturalismo, como marca do bairro, é produto da convivência histórica entre esses diferentes grupos sociais, convivência por meio da qual foram e são reelaborados os seus sentimentos de pertencimento a um lugar, foram e são reinventados os seus hábitos e costumes. Ao mesmo tempo em que cada grupo constrói suas relações e reconhece seu pertencimento, também acompanha as manifestações dos outros com os quais convive naquele espaço. E é assim, na miscelânea de experiências culturais diversas que são criadas e recriadas as relações multiculturais no Bom Retiro.

Dessa maneira, o MAPA MULTICULTURAL tem o objetivo selecionar elementos culturais que sejam representativos destas identidades reunidas, através das indicações das próprias pessoas do bairro e adjacências. Pretende-se identificar quais são lugares importantes para o cotidiano dos moradores e freqüentadores da região e para o seu processo histórico, as singularidades na paisagem urbana, os espaços simbólicos, festivos, afetivos, de encontro e reunião que compõem a multiculturalidade do bairro. Uma determinada comida, uma esquina, praça ou rua, uma festa, cerimônia ou acontecimento que marcou ou marca a vida do bairro são exemplos do que o MAPA pretende apreender.

Educadores e estudantes do entorno, membros de associações de bairro, centros comunitários, organizações sociais, trabalhadores e moradores da região podem colaborar com o Mapa Multicultural enviando para nós o formulário anexo com suas sugestões para o seguinte endereço: Rua Baronesa de Itu, 639 Higienópolis, São Paulo SP CEP: 01231-000 A/C Simone (Educação Patrimonial) ou para o e-mail: simonis.9sr@iphan.gov.br. A proposta é construir o Mapa Multicultural a partir das sugestões e colaborações recebidas até 29 de agosto de 2008.

Os seguintes critérios serão observados na escolha dos pontos para o MAPA MULTICULTURAL:
• O respeito pelo multiculturalismo da região;
• A representatividade da sugestão para uma ou para as diferentes culturas da região;
• O valor coletivo da sugestão dada.

Todas as sugestões que atenderem os critérios serão publicadas na versão web do MAPA MULTICULTURAL BOM RETIRO E SEUS VIZINHOS e as melhores sugestões, aquelas que melhor demonstrarem o sentido de multiculturalismo, serão escolhidas pela Comissão de Educação Patrimonial para formar a versão impressa do Mapa.

Nenhum comentário: